Histórico

No ano 2004, um grupo de seis representantes de museus da cidade foi convidado pela Diretora do Theatro Treze de Maio, Ruth Pereiron para organizar uma exposição na I FEICUT (Feira de Cultura de Santa Maria), o que por falta de recursos acabou não acontecendo.
Em âmbito municipal esse grupo começou com seis representantes: Danieli Sanches Venturini, Museu Vicente Pallotti; Giane Vargas Escobar, Museu Treze de Maio; Gilda May Cardoso e Therezinha de Jesus dos Santos, Casa de Memória “Edmundo Cardoso” e Valdair da Silva Paula, Museu Ferroviário e Maria Izabel Mariano da Rocha, Museu Educativo Gama D’ Eça - UFSM. A partir de então, o número de integrantes foi se ampliando progressivamente a cada ano.
As reuniões foram acontecendo mensalmente nos diferentes espaços museológicos no intuito de trocar experiências e conhecerem suas respectivas realidades. A esse grupo, em 2005, 2006 foram se agregando novos museus. Com essa iniciativa, o grupo se fortaleceu ainda mais e amadureceu a idéia de oficializar a criação do Sistema Municipal de Museus, baseado na Política Nacional de Museus, que a partir de 2003 começou a implantar e sistematizar uma rede nacional de museus para torná-los cada vez mais representativos na diversidade cultural do país.

No ano 2007, o grupo foi convidado a participar da FEISMA de Santa Maria. Feira que ocorreu nos dias 27 de outubro a 04 de novembro, sendo a primeira mostra do SMM. Participaram da 1° exposição do SMM 11 museus, a mostra teve um público de 3.671 visitantes.
Com persistência, coragem, espírito de luta e voluntariedade, adquirindo credibilidade e com articulações a apoio político, contando com divulgação o grupo chegou, em 2008, com muito entusiasmo e transparência nos seus propósitos a formar quinze integrantes. Isso tudo culminou com a elaboração pelo grupo de uma minuta de criação de um Sistema Municipal de Museus, com um fundo, apresentado oficialmente ao Executivo municipal.
O encaminhamento dessa minuta com fundo contou com o incentivo do Vice-Prefeito Werner Rempel. O poder Executivo enviou o projeto de lei para ser colocado em votação na Câmara de Vereadores e foi aprovado por unanimidade em 07/10/2008.
Em 22/10/2008 foi sancionada pelo Prefeito Municipal Antônio Valdeci de Oliveira, na presença do Secretário de Cultura José Zanella e o Vice-Prefeito Werner Rempel entre outros representantes dos seguintes museus: Maria Cândida da Silveira Skrebsky, Centro Histórico Coronel Pillar; Giane Vargas Escobar, Museu Treze de Maio; Danieli Sanches Venturini, Museu Vicente Pallotti; Therezinha de Jesus Pires Santos e Gilda May Cardoso Santos Casa de Memória Edmundo Cardoso; Maria Isabel Mariano da Rocha Duarte; Museu Educativo Gama D’Eça – UFSM; Débora Rosa, Museu de Arte de Santa Maria; Vitor da Conceição Neto, Museu Ferroviário de Santa Maria; Marta Rosa Borin, Museu Sacro de Santa Maria – Paróquia Catedral; Jane Crivellaro Becker, Acervo Histórico do I.E.E Olavo Bilac; Ceura Fernandes, Memorial do Maneco.
Tendo em vista a constituição legal do SMM a coordenadora da 5º Região Museológica, Maria Isabel Mariano da Rocha Duarte, convocou os representantes dos 16 museus integrantes do SMM para, no dia 24/10/2008, no Museu Gama D´Eça realizar a eleição dos três coordenadores do SMM. Foram eleitos nesta data pelo Conselho Gestor os seguintes coordenadores: Danieli Sanches Venturini, Marta Rosa Borin e Giane Vargas Escobar.
Após a oficialização do SMM, o primeiro evento realizado com o patrocínio do DEMU-IPHAN, apoio do SEM – 5ª RM e SMM foi a oficina - “Plano Museológico, implantação e gestão de Museus”, ministrada pelo Museólogo Albino Oliveira Júnior.
Em 2009, foi elaborado um projeto através de emenda parlamentar, encaminhada à Câmara Municipal de Vereadores, com vistas a conseguir recursos financeiros, para viabilizar as novas demandas do SMM. Embora esta solicitação não fosse exitosa, o SMM deu continuidade a suas atividades, buscando a ampliação dos seus parceiros, como por exemplo a formalização do convênio com o Curso de Mestrado em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria, através de seus Coordenadores, Denise Saad e Carlos Blaya.
Nesses seis anos o grupo ampliou-se com a adesão de novos integrantes, chegando em 2009 com 16 museus e conquistou um assento no Conselho Gestor do Sistema Brasileiro de Museus, representado por Giane Vargas Escobar, juntamente com o representante do Sistema Municipal de Ouro Preto, Gilson Nunes.
Ainda, em 2009, formalizaram-se os Cadastros do Sistema Municipal de Museus com entrega de Certificados para cada instituição museológica. Também foi promovida a abertura da II Mostra de Museus de Santa Maria, na sede do Museu Comunitário Treze de Maio, que previa um circuito pelos museus do SMM. Esta iniciativa fez parte da programação da VI Semana Nacional de Museus. Em conjunto com a 5ª Região Museológica aconteceu no final de 2009, a oficina “Conservação de Acervos Museológicos”, ministrada por Andréa Lacerda Bachettini.