Sistemas Municipais de Museus no BRASIL


Ouro Preto - MG
Sistema Municipal de Museus de Ouro Preto
Coordenadores: Profº Gilson Nunes
Historiadora Raiany Silva
Turismólogo Raphael Simões 
Praça Tiradentes, 20 – Centro – Ouro Preto – Minas Gerais
CEP: 35400-000
Telefone: (31) 3559-3118
E-mail: museu@ufop.br
Sistema Municipal de Museus de Ouro Preto foi instituído pela Lei nº 305 de 07 de Dezembro de 2006. Organiza sob, a forma de Sistema, as atividades dos Museus existentes no município de Ouro Preto e dá outras providências.

 

Pelotas - RS
Sistema Municipal de Museus de Pelotas
Coordenação: Annelise Costa Montone e Magali Aquino, servidoras lotadas na Secretaria Municipal de Cultura - Coordenação Geral da Comissão de Coordenação.
Telefones: (53)3228 4606 - Museu da Baronesa
(53)3225 8355 - Secult (Secretaria Municipal de Cultura)
E-mail: smm@pelotas.com.br
Sistema Municipal de Museus (SMM) de Pelotas foi instituído pelo Decreto n° 4.895, de 15 de setembro de 2006. Entre seus objetivos, podemos enumerar: a articulação entre os museus existentes no município; disseminação de padrões e procedimentos técnicos; o desenvolvimento de programas de melhoria e atualização de recursos humanos; implantação de programas educativos e atividades culturais; fomento e assessoria a projetos museológicos em desenvolvimento.



Santa Maria - RS
Sistema Municipal de Museus de Santa Maria
Coordenação
Márcio Flores - Museu de Arte de Santa Maria
João Heitor - Museu Treze de Maio
Lidiane Baumart Nunes - Centro Histórico Coronel Pilar
Telefone (55) 3921-7090 - MASM
E-mail: sistemademuseus.sm@gmail.com
Site do SMM - SM. Clique Aqui
O Sistema Municipal de Museus de Santa Maria – SMM foi criado em 2004, instituído como Lei n˚ 5136 em 22/10/2008. O Sistema tem como finalidade facilitar o dialogo entre os museus e instituições afins, cumprindo assim, uma das premissas da Política Nacional de Museus, que busca constituir uma ampla e diversificada rede de parceiros que, somando esforços, contribuam para a valorização, a preservação e o gerenciamento do patrimônio cultural brasileiro sob a guarda dos museus, de modo a torna-los cada vez mais representativos da diversidade cultural do país.